quinta-feira, 15 de julho de 2010

Manual do Adolescente!

Marcando presença no Encontro Amazônico de Jovens Vivendo e Com vivendo com HIV/AIDS, o conselho de comunicação falou com Ana Paula do Departamento Nacional de DST/AIDS e representante do Ministério da Sáude, para tratar sobre o Manual do Adolescente?
Esse momento ocorreu de forma bem informação nos corredores das atividades do encontro.

A participação?

O ministério da sáude tem sua importância na formulação de diretrizes que garantam o funcionamento de políticas públicas na área da saúde. E quando nós falamos da juventude, varios documentos técnicos que são referências no trabalho com essa parte da população.
Estão nós fazemos o concenso de adolescentes e jovens que trabalham, em um conjunto de técnicas terapeuticas e alguns contextos que devem ser considerados na área médica. Dentro desse contexto temos um manual que diferente desse concenso, ele trabalha inumeras outras possibilidades do trabalho com jovens vivendo com HIV/AIDS. Dando um recorte muito importante na área psicossocial.

Do Manual?

O manual trabalha diferentes orientações do cuidado da prevenção. Este traz estratégicas importantes para às unidades de saúde, que trata dessa população possibilitando que as mesmas passem a utilizá-lo no seu dia-a-dia, a fim de garantir esse direito integral.

A Reformulação do Manual?

Neste momento o departamento tem olhando para esse manual e vem pensando na reformulação/adequação de alguns assuntos importantes sobre o viver com HIV/AIDS na adolescência. E um dos assuntos é a Lipodistropia. Esse manual tem como intuito orientar os profissionais da saúde para lidarem melhor com a realidade vivenciada nas unidades de saúde, ressaltando que os mesmos recebem subsídios para contribuir e melhor antender às expectativas dos beneficiados.
Para finalizar Ana Paula diz; - A participação do (s)/da (s) jovens vivendo com HIV/AIDS na reformulação desse manual, é valorizar o sujeito nas propostas de políticas públicas.

Fique ligado.

Existe o site http://www.aids.org.br/ ,onde tod@s podem ter acesso e ficar mais informado com o assunto.Lá você pode fazer Download de artigos,vídeos,programas relacionados e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário