quarta-feira, 14 de julho de 2010

DIÁRIO DE BORDO - 1º DIA

“Fortalecendo Redes, formando Jovens multiplicadores em prevenção a HIV/Aids na Amazônia”, iniciou ontem (14) o I Encontro Amazônico de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids. Durante a abertura, houve a acolhida dos Estados presentes na atividade, seguida da mesa inicial, composta por representantes de organizações da sociedade civil e do poder público.

O momento foi de reflexão sobre o protagonismo juvenil na região ao propor essa atividade, ressaltando-se as conquistas e as alianças estabelecidas. Nesse sentido, Ana Paula do DN/DST-AIDS e Hepatites Virais destacou: “O Departamento vem reconhecendo uma política que dê conta das especificidades, principalmente com jovens (...) a Rede marca uma luta política”.

Foi evidenciada a importância de se travarem diálogos mais próximos à população juvenil, por meio de metodologias de exposição e debate adequadas, bem como a necessidade de se evidenciar cada vez mais as especificidades da região amazônica. Fábio Atanásio, coordenador do escritório do UNICEF em Belém, também ressaltou dentro desta memória das conquistas de lutas, os 20 anos do ECA, reforçando a continuidade destas mobilizações em prol da defesa da vida.

A quantidade de jovens que se aproximam pela primeira vez das discussões é considerável; por isso, um dos principais objetivos do encontro é possibilitar a capacitação de lideranças nos vários Estados da região para fortalecer o protagonismo juvenil no enfrentamento à AIDS, o que ficou evidenciado na saudação de Camila Gonçalves (RNAJVHA/MG): “vai ser uma experiência muito importante para a região norte, que possamos reproduzir isso em nossas famílias, em nossas vidas”.

Um comentário:

  1. gostei e vivenciei o evento participei como voluntario no credenciamento e me sinto feliz e ver que pesoas sao bem organizadas
    adorei parabéns ao evento.

    By Denilson silva

    ResponderExcluir